O professor de arte deve ser um artista, ou não conseguirá que seu aluno aprecie a arte como se deve. É necessário que recorra as tecnologias, pois a arte também está na internet, na música, nos filmes....e o professor como mediador entre o aluno e o conhecimento deve provocar naquele a compreensão das artes, desenhos, pinturas, design, etc. , levar em conta a experiências dos mesmos, estimulando sempre esse conhecimento a partir das novas ferramentas, despertando um novo olhar para os artistas, escritores, pintores. Dessa forma, a tecnologia da informação amplia essa capacidade humana cada vez mais rica de informação, de forma que o professor mostre um campo vasto de possibilidades. A sociedade vive em um processo constante de movimento e tanto o aluno quanto o professor precisam estar aptos para acompanharem estas mudanças, adquirindo a capacidade de construir e reconstruir conhecimentos.
Como já destacamos, vivemos numa sociedade onde a informação e a comunicação adquiriram uma enorme importância, e a educação não pode permanecer alheia aos novos meios de processamento, elaboração, armazenamento e distribuição de tal informação, base para posteriores aprendizagens e conhecimentos. A incorporação das novas tecnologias de multimídia ao ensino é inevitável, mas terá que fazer-se apoiada em postulados educativos, em abordagens didáticas, em esquemas comunicativos inovadores e multidirecionais. Uma integração satisfatória de novos e variados meios na educação exige, ainda, um professorado conhecedor de suas vantagens e inconvenientes, capaz de assumir as funções que diferentes modelos e situações de aprendizagem lhes exigem. Consequentemente, é absolutamente necessário dedicar a maior atenção possível à formação inicial e permanente dos professores.
Esse novo olhar para com as novas formas de tecnologia de informação, obviamente, leva à mudanças no ensino da Arte, pois esses tais recursos serão introduzidos mais cedo ou mais tarde, deixando professores desatualizados e sem saída. Acredita-se que as aulas podem ser mais dinâmicas e os professores terão que estar mais preparados e voltados para a área tecnológica, com o interesse de trazer essas novas mídias para o contexto da Arte-Educação.
É importante considerar que as novas tecnologias de comunicação propiciadas pela informática e pelas relações no ciberespaço facilitam e favorecem o aprendizado pelo aluno. Nesse novo ambiente de aprendizagem, agora virtual, o professor pode orientar o aluno em trabalhos escolares, socializar textos, imagens, vídeos e tarefas, como também, comunicar-se com os alunos por meio de blogs, e-mails, sites e outros.
Temos que observar não só a necessidade da cultura e da arte no dia a dia, mas sim quais os efeitos ela traria para o desenvolvimento de um cidadão. Sabemos que pela nossa cultura a ser desenvolvida a arte é vista como um passatempo, ou hobby, e é normal que todos em processo educacional visem a educação em artes como uma hora de lazer e entretenimento em vez de pesquisa mútua e desenvolvimento pessoal. É cultural que a arte para sobrevivência é vista como artesanato de beira de praia ou de cidadãos mal sucedidos corporativamente.
Toda arte tem sua matemática e sua filosofia, independente da criação e do criador a arte é uma união entre raciocínio, destreza e talento, coisas pouco encontradas, as vezes em máquinas empregatícias ou empregadoras, a diferença não está se é feita em um computador ou em papel de pão, mas no que aquela expressividade adicionou ao modo consciente de se perceber as necessidades do mercado. Com isso cada aluno poderia agregar em seu modo de vida estratégias e raciocínios que desencadeará o desenvolvimento de sua cultura, assim por sua vez da sua comunidade que transformará seu município que chegará ao mundo.
Como já destacamos, vivemos numa sociedade onde a informação e a comunicação adquiriram uma enorme importância, e a educação não pode permanecer alheia aos novos meios de processamento, elaboração, armazenamento e distribuição de tal informação, base para posteriores aprendizagens e conhecimentos. A incorporação das novas tecnologias de multimídia ao ensino é inevitável, mas terá que fazer-se apoiada em postulados educativos, em abordagens didáticas, em esquemas comunicativos inovadores e multidirecionais. Uma integração satisfatória de novos e variados meios na educação exige, ainda, um professorado conhecedor de suas vantagens e inconvenientes, capaz de assumir as funções que diferentes modelos e situações de aprendizagem lhes exigem. Consequentemente, é absolutamente necessário dedicar a maior atenção possível à formação inicial e permanente dos professores.
Esse novo olhar para com as novas formas de tecnologia de informação, obviamente, leva à mudanças no ensino da Arte, pois esses tais recursos serão introduzidos mais cedo ou mais tarde, deixando professores desatualizados e sem saída. Acredita-se que as aulas podem ser mais dinâmicas e os professores terão que estar mais preparados e voltados para a área tecnológica, com o interesse de trazer essas novas mídias para o contexto da Arte-Educação.
É importante considerar que as novas tecnologias de comunicação propiciadas pela informática e pelas relações no ciberespaço facilitam e favorecem o aprendizado pelo aluno. Nesse novo ambiente de aprendizagem, agora virtual, o professor pode orientar o aluno em trabalhos escolares, socializar textos, imagens, vídeos e tarefas, como também, comunicar-se com os alunos por meio de blogs, e-mails, sites e outros.
Temos que observar não só a necessidade da cultura e da arte no dia a dia, mas sim quais os efeitos ela traria para o desenvolvimento de um cidadão. Sabemos que pela nossa cultura a ser desenvolvida a arte é vista como um passatempo, ou hobby, e é normal que todos em processo educacional visem a educação em artes como uma hora de lazer e entretenimento em vez de pesquisa mútua e desenvolvimento pessoal. É cultural que a arte para sobrevivência é vista como artesanato de beira de praia ou de cidadãos mal sucedidos corporativamente.
Toda arte tem sua matemática e sua filosofia, independente da criação e do criador a arte é uma união entre raciocínio, destreza e talento, coisas pouco encontradas, as vezes em máquinas empregatícias ou empregadoras, a diferença não está se é feita em um computador ou em papel de pão, mas no que aquela expressividade adicionou ao modo consciente de se perceber as necessidades do mercado. Com isso cada aluno poderia agregar em seu modo de vida estratégias e raciocínios que desencadeará o desenvolvimento de sua cultura, assim por sua vez da sua comunidade que transformará seu município que chegará ao mundo.
Obs: Construção Coletiva da turma ARV9
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