domingo, 22 de agosto de 2010

Analisando a TV [Unidade1]


O programa escolhido para análise é intitulado de “Todo Mundo Odeia o Chris, de produção Norte-Americana e com classificação livre, é exibido na Rede Record de Televisão as 16:00, retrata a vida de um adolescente negro sofrendo preconceitos desde a infância na escola e na sociedade de brancos.

Os valores que o programa nega é a questão do racismo que o menino da década de 80 sofre, inferiorizado pela professora que o estereotipou como o filho de bandidos e marginais quando ele pertence a uma família de classe média.

De maneira irônica os episódios se passam nos Estados Unidos, mostrando uma metáfora da vida do negro da época quanto o dos dias de hoje, quando sabemos que o preconceito ainda existe; ele propõe reflexões a cerca do racismo.

As características das personagens que fazem a família de Chris repercutem em pessoas boas, que trabalham e estudam, de mãe rigorosa com a conduta e educação dos filhos e pai que faz o melhor por eles. Aparentam boas qualidades físicas, consideradas por bonitas e sempre bem vestidas.

Pode-se dizer que a caricatura pejorativa esta na professora, exageradamente tem opiniões a respeito da pessoa de cor negra, mesmo que em certas horas mostra um interesse por homens da raça. Ela expõe em suas observações a inferiorização do negro diante do branco.


Por ser um seriado que mostra uma época antiga, não é possível dizer que haja uma manipulação de modismos, e se houverem propagandas de produtos esses não alcançam desejos, uma vez que, na maioria das vezes são desconhecidos.

Quanto a mudança de pensamentos, é difícil dizer que tal programa alcança uma crítica geral em seus telespectadores, pois os brasileiros estão acostumados com o preconceito e em muitas das vezes não o recriminam. Assim, o programa se torna apenas humorístico e poucos o vêem como função social.

Durante toda a programação, as propagandas baseiam-se em produtos brasileiros e, pelo horário, são veiculadas para donas de casa, idosos e adolescentes.

No entanto, todos os episódios são excelentes com qualidade áudio-visual e bom roteiro: claro e objetivo, faz sua crítica social de forma sarcástica e bem interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário